Acorde Meio Diminuto_m7(b5)

Das famílias principais dos Acordes=Maior(M)Menor(m) e 7° da(e) dominante.
Os acordes meio diminutos são “parentes” e “SubGrupos” da familia dos acordes de 7° da Dominante.
Analisando como exemplo os acorde de G7(9)(notas G.B.D.F.A) que é o V grau da escala de Dó maior e o acorde de Bm7(b5) que é o VII grau da mesma escala de Dó, veremos que os dois acordes tem em comum 4 notas(BDFA).
Por isso podemos dizer que os acordes Meio Diminutos são substitutos dos Dominantes.
Ex:. /Cmaj7 / A7(#5) / Dm9 / Bm7(b5)(11) / Cmaj7(9)//
Ex:. Bm7(b5)=G7(9)

Empréstimos Modais( do relativo menor= Am)

O acorde de F#m7(b5) (VI grau da Melódica de Lá Menor) serve de ligação com o acorde menor com sexta do IVm grau(Fm6) de Dó M para uma resolução na tònica(Dó M.).
Neste caso o acorde de Fm6 está substituindo o acorde do V7 grau.

Ex;. Cmaj7 /A7#5) / F#m7(b5)/ Fm6 resolvendo Cmaj7…

Acorde de F#m7(b5) substituindo o Fmaj7 e ligando o V7(9)(11) indo resolver na tônica.
Ex:. / Cmaj7 / A7(#) / F#m7(b5) / G7(9)(11) / Cmaj7//

Acorde de F#m7(b5) substituindo o II7 grau D7(9)(IV grau da melódica minor de Am7+)

Ex:. / Cmaj7 / A7(#5) / F#m7(b)5 / G7(b9.b13) / Cmaj7//

Outra função do /m7(b5)/ é de II grau em tonalidades menores.
Ex:. Dm7(b5)/ G7(b9) / Cm6 //
Explorando as inversões dos acordes meio-diminutos adicionaremos novas sonoridades para sua música.
Axioma:. os acordes meio-diminutos,diminutos e dominantes são simétricos porque se repetem de terças em terça menores.O mesmo para as escalas diminutas e dominantes diminutas.
Ex:. Bm7(b5)..Dm7(b5)…Fm7(b5)…Abm7(b5)
Ex:. Bdim…Ddim…Fdim..Abdim
Ex:. G7..Bb7..Db7…E7
Clique na imagem para vê-la ampliada

Anúncios

Sobre CRRochaGuitar

Carlos Roberto Rocha was born in Jacarei, São Paulo, Brazil where he began his guitar studies with his father Edegard Rocha, Oswaldo Damian and piano with Olga Cestari.Quando invited to work as guitarist with the conductor Saroya Angel Jara, who won the first ideas arrangements, he moved to Rio de Janeiro.Paralelamente career as a professional musician, I'm with Edmo Fraga guitar, harmony with the maestro Guerra Peixe, arrangement with Paulo Moura, and Peter Dalsberg later morphological analysis and composition with Marlene Fernandez. He worked for 12 years in the ICD (Industrial Company Records) and other labels, but the CID was obtained that basement as an arranger and musician recording with the great names of Brazilian music as Paulo Moura, Copinha, Laercio de Freitas, José Roberto Bertrami, Peter Dausberg, Marcio Montarroyos, Jota Moraes, Durval Ferreira, Emilio Santiago, Cauby Peixoto, Dori Caymi,Nana Caymi, Fátima Guedes, Waltel Branco, Sivuca and much more. In 1978 he made several arrangements to Rede Globo, in 1978 arranged for the singer Aline, Aftermads Group, Carlo, Cauby Peixoto, Margarita Pildayn, Claudinho Veloso and others. In 1981 along with bassist and composer Jorjão Carvalho joined the poet and the poet Walter Krauser Lizete Mercadante and artist Leão, forming the group "Wish and Nails" which resulted in the recording of "FM Radio Unpublished in Eldorado de São Paulo. He also worked with the maestro Laércio de Freitas in the Jequetibá Project; composed the soundtrack for the movie "Orestes" group "Hundredone" of Brasilia University;published by the Birdland All Music Book of Guitar Studies and Studies and Pieces for Piano; currently works in the Rio-Sao Paulo and Paraíba Valley with an arranger, composer, guitarist, video editing and audio editing.
Esta entrada foi publicada em Intermediate Lessons, Lessons com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s